18 outubro 2010

A viagem do ano

 Eis o nosso percurso. Foi metade do país em duas semanas. Ficou a saudade e boas recordações de dias de Verão e de uma bela passeata.

Em baixo algumas imagens que não se encontram nas mensagens diárias. Houve de tudo: frio e calor, chuva, nevoeiro, vento e sol. Mar, serra e campo; rios, barragens e lagos, planícies, falésias, cascatas e vales; barcos, conquilhas, polvo e gaspacho. Paisagens submersas, andar sobre as águas, mordeduras de insectos, tropeções, queimaduras em tubo de escape e ardor nos olhos; bons petiscos, bom vinho, sombras chinesas, ovelhas, gatos, chaminés e girassóis. Muralhas, nuvens e árvores caiadas; museus, conventos e bolinhos. Faróis, fontes e moinhos; carros, riscas e tripas... Só mesmo vendo!

 

1ª noite ou dia 0 (zero): 30 de Julho de MMX

Programa da noite:
SAÍDA DE LISBOA - SARDANISCA+RUI
ALGÉS - JANTAR; CARREGAR CARRO DA GDA COM "ANIMAIS DOMÉSTICOS" E BAGAGENS
TRAVESSIA DA PONTE 25 DE ABRIL
A2
PINHAL NOVO - DORMIDA

Pensámos, eu e a Gda, dormir a primeira noite na Vivenda Hedera. Não esperávamos o frio, a humidade, o vento e o nevoeiro numa noite do pino do Verão. Entre ranho e espirros lá chegámos, em duas viaturas, a casa da mãe Rocha. E agora passo a apresentar os intervenientes e algumas particularidades do nosso projecto a 4 rodas (divididas por duas Vespas).

 Nous voici



Plano de montagem da bagagem na Sardanisca
Passo a explicar: 2 malas/mochilas com rodas do Ikea, interligadas, formam uma espécie de alforges e contém 3 mudas de roupa, material para a higiene pessoal e da roupa, cremes protectores, lanternas, chapéus, agasalhos, fatos de banho e toalhas, mapa, livros, cadernos de viagem... etc. À frente, no porta-couves vai o tupperware que é a nossa Farmácia e Cozinha e roupa a secar. Na grade/porta-bagagens vão os "colchões", sacos-cama e mais roupa a secar ou a arejar. Debaixo do banco vai a tenda e a corrente. Pendurado no assento vai um saco de rede com alguma comida para lanches... e vamos nós os dois em cima, é claro!

1º dia: 31 de Julho de MMX


Programa do dia:
PONTO DE ENCONTRO da Sardanisca com a Preciosa – VILA NOGUEIRA DE AZEITÃO (CAFÉ)
PORTINHO DA ARRÁBIDA e SERRA DA ARRÁBIDA
SETÚBAL – ALMOÇO (CHOCO FRITO)
Travessia para TROIA de BARCO
PARQUE DE CAMPISMO DA GALÉ – PRAIA; JANTAR NO RESTAURANTE DO PARQUE (PASTEIS DE BACALHAU COM ARROZ)

Azeitão, encontro com os companheiros de viagem

Arrábida

 Portinho da Arrábida brrr

Setúbal: Choco frrito

Travessia do Sado
 Preciosa equipada
 Sardanisca não fica atrás
 
 

Península de Tróia

 

Parque da Galé
Ida para a "praia privativa"

Foi o primeiro dia de viagem propriamente dito. Encontrámo-nos todos em Azeitão. O tempo não estava promissor: nuvens, frio, nevoeiro e até alguma chuva. Arrábida, Setúbal, Sado e a paisagem começa a mudar. Duas idas à praia: Portinho da Arrábida (que briol!) e praia do parque de campismo da Galé. O parque até é bom, não fosse a música pimba e o caminho que nos deixou a falar com vibrato durante algum tempo. E claro, um furo num prato de papel e uma queimadura na mão da Gda, que exigiu todo um ritual durante o resto da viagem